Série

8 Fatos que aprendemos sobre o fantasma do Jamie – direto da autora de Outlander Diana Gabaldon

Diana Gabaldon responde a várias perguntas dos leitores sobre sua série Outlander, escandalosamente popular, há décadas, mas a única coisa que os fãs perguntam repetidamente é o fantasma de Jamie Fraser.

Você acha que a autora, que aceitou meu pedido de bate-papo enquanto estava fora da cidade visitando a filha, ficaria cansada do assunto, mas ótimas notícias: isso não poderia estar mais longe da verdade. Gabaldon está mais do que feliz em falar sobre o misterioso fantasma mítico que ela criou. Mesmo que ela fale sobre isso há mais de 25 anos.

Decidimos nos conectar quando ela voltasse para casa em Scottsdale, Arizona, e quando eu lhe disse que ligaria para ela da Costa Leste, ela explicou graciosamente as regras de horário de verão de seu estado de origem. “O Arizona não faz o horário de verão, então o resto do país muda de um lado para o outro duas vezes por ano”, escreveu ela em um email.

Ela até forneceu seu telefone fixo, caso o celular não funcionasse. “Acabei de comprar um celular novo e ainda não telefonei dele”, disse ela.

Sua atenção aos detalhes e planejamento cuidadoso e provisório não são nada que surpreenderão qualquer fã de Outlander. E sua vontade de falar sobre o livro e os personagens que ela criou também não será um choque.

Gabaldon é um livro aberto quando se trata de sua obra; ela está muito envolvida com sua fervorosa base de fãs. Ela usa o Twitter e o Facebook e até lista seu endereço de e-mail no último; participa de eventos de fãs; mantém seu site atualizado; e participa do TheLitForum.com, do qual ela observa que já era membro antes mesmo de escrever Outlander.

O senso comum diria que não havia como Gabaldon divulgar qualquer coisa que estragasse o final da saga Outlander, que está em produção há quase 30 anos, mas ela foi capaz de elaborar as poucas pistas que já deu aos fãs e, no processo, ela até fornece novas informações para pensarmos a respeito.

Aqui está tudo o que aprendi sobre o fantasma de Jamie, da própria criadora do fantasma de Jamie.

  1. Ela não sabia a identidade do fantasma … a princípio

Gabaldon compartilhou anteriormente com os fãs que ela não sabia que Jamie era o fantasma quando escreveu sobre a aparição. “Assim como todo mundo, eu estava pensando: ‘Quem é esse fantasma? O que ele está fazendo aqui? ‘” Ela me diz com uma risada.

(Além disso, apenas um lembrete: Gabaldon já havia revelado que o fantasma que Frank Randall encontrou em Inverness em 1946, na Escócia, é, de fato, Jamie Fraser, e ela confirmou que vai explicar como o fantasma de Jamie se encaixa na história maior do décimo e livro final de Outlander. Ah, e ela confirmou que Jamie não pode viajar no tempo.)

A intenção inicial do fantasma, ela diz, era acrescentar um pouco de mistério às páginas de Outlander antes da hora da viagem no tempo.

Imaginando, como ela fez, que “fantasmas estão por toda parte” nas Terras Altas (“essa é uma paisagem muito mal-assombrada em muitos aspectos”, diz ela), Gabaldon adicionou um à sua história para criar algum conflito.

Depois de ver o fantasma olhar para Claire pela janela, Frank se inspira em perguntar a Claire sobre qualquer infidelidade em potencial que possa ter acontecido durante seus anos separados durante a Segunda Guerra Mundial. É irônico, é claro, porque Claire não traiu Frank com um escocês no século 20, mas ela se casa com um escocês – ainda estando casada com Frank – no século 18. “Se você tem um triângulo amoroso, a primeira coisa que você quer saber é como isso vai se resolver”, diz Gabaldon sobre Claire, Frank e Jamie.

Embora Gabaldon não tivesse identidade para aquele escocês “no momento em que escrevi a cena”, enquanto seu primeiro romance continuava a tomar forma, ela diz que “tornou-se cegamente óbvio em pouco tempo quem era” – James Alexander Malcolm MacKenzie Fraser.

2. Claire nunca faz a conexão entre o fantasma e Jamie

Gabaldon pacientemente dedica um tempo para responder às perguntas dos fãs – mesmo estando ocupada escrevendo seus romances -, mas há uma pergunta da qual ela está um pouco cansada: “Por que Claire não reconhece Jamie quando ela volta ao século 18?”

Ela esclareceu várias vezes que apenas Frank viu aquele “grande sujeito” em forma de fantasma.

“Só ouvimos a descrição de Frank sobre ele como um Highlander em kit completo”, diz ela. “Mas depois disso, os dois desistiram da conversa.”

Não faria sentido para Claire confrontar Jamie sobre ser um fantasma, vendo como … bem: “Ela nunca viu o fantasma!” Gabaldon continua: “Por que [Claire] diria: ‘Oh, você sabe o que? Seis meses atrás, meu falecido marido, Frank, encontrou fantasma misterioso com roupas de Highlander, era você?

Então, considere isso um assunto encerrado: Claire não reconhece Jamie no século 18 porque nunca o viu antes. O fim!

3. Os sonhos de Jamie podem ter algo a ver com o fantasma

Quando pergunto a Gabaldon sobre possíveis conexões entre o que ela chama de “sonhos semi-clarividentes” de Jamie e seu espírito fantasma, ela não se esconde. “Para Jamie, talvez a morte seja apenas uma continuação do sonho”, diz o autor.

Mas ela rapidamente acrescenta: “Talvez. Não estou dizendo que isso seja verdade … [mas] seus sonhos provavelmente fazem parte da parte dele que seria um fantasma eventualmente. ” Isso porque ela sugere que a alma fantasmagórica de Jamie contém sua personalidade, o que inclui sua capacidade de ver o futuro.

“A alma sobrevive à morte”, diz ela. O que nos leva a …

4. Jamie poderia ter “negócios inacabados”

Uma ocorrência comum em histórias de fantasmas é que o espírito tem alguns assuntos finais a tratar na Terra antes que possa estar em paz na vida após a morte. Gabaldon sugere que o Jamie-Fantasma poderia ter alguns “assuntos inacabados”, mas ela mantém essa pista o mais absolutamente enigmática possível.

É assim que Gabaldon descreve um possível motivo pelo qual Jamie permanece na Terra como um fantasma: “Presumivelmente, ele foi liberado das piores coisas pelo processo de morrer” – a “pior coisa” significa, basicamente, que seus pecados mortais foram perdoados enquanto ele viaja para se tornar imortal.

Quando ele morrer, ela continua, ele também ficará aliviado de “quaisquer assuntos inacabados que ele tenha” e acrescenta: “Supondo que ele não tenha negócios inacabados neste momento, o que ele pode ter, você sabe.”

5. Há pistas nos livros sobre o fantasma – mas não espere que ela as explique

Em A Libélula no Âmbar, Jamie diz que “suportaria duzentos anos de purgatório” para encontrar Claire novamente. Quando pergunto a Gabaldon se isso é alguma indicação de onde ela terminará a história de Outlander, ela responde: “Eu não poderia lhe dizer isso”.

O mesmo vale para a idade dele. Ela revelou ao The Outlander Podcast que o fantasma de Jamie tem 25 anos e muitos fãs teorizaram que sua idade pode ter algo a ver com a Batalha de Culloden, já que Jamie tinha cerca de 25 anos durante a luta.

Gabaldon me disse que ela não vai explicar o que a idade dele pode significar, mas ela não desencoraja os fãs de teorizar esse fato. “Quero dizer, essa é a idade que ele tem, mas tudo bem comigo se eles quiserem pensar no porquê”, diz ela.

Quanto a pistas futuras, Gabaldon tuitou que o fantasma não terá aparições adicionais até o final da série de livros. E ela não está disposta a revelar a The Dipp se haverá mais pistas de fantasmas em seus próximos livros – Vá contar às abelhas que eu já fui e o décimo livro sem título.

Mas ela sabe que, se colocar referências de fantasmas, seus fãs dedicados “provavelmente não perderão nada”. Você pode apostar que não.

6. Ela não viu teorias de fãs que acertaram

Falando dessas teorias de fãs, Gabaldon não tem vergonha de abrir sua conta no Twitter para desmascará-las, como quando ela tuitou que Jamie não está reencarnado. Outra vez, depois que o Express do Reino Unido adotou a teoria do usuário do Reddit Asmortica de que o fantasma tinha algo a ver com Claire nascer no século 18, Gabaldon escreveu no Twitter que “nem uma palavra” era verdadeira.

Pergunto-lhe se ela viu alguma teoria sobre o fantasma de Jamie que esteja próxima do que ela imaginou para o fim. A resposta dela? Um simples “Na verdade não”.

Ela diz que leu seu quinhão de WAGs (“palpites selvagens”) no TheLitForum e, sempre que surgir novo material, ela diz que os devotos “começarão a tentar transformá-lo em uma teia de aranha que ainda não existe”.

Mas não deixe que a resposta dela o desencoraje; Gabaldon admite que está ciente do efeito que sua escrita e do padrão de sua história têm nos fãs. “É como jogar uma pedra muito grande em uma lagoa. Você tem muitas ondulações vibrantes e ondas estacionárias e coisas assim. Depois que a pedra é lançada, ela não deixa de ter efeito “, diz ela.

Ela solta pedregulhos literários e figurativos em seus livros para si mesma, mas “certamente compreendo qual seria o efeito” nos leitores. Além disso, ela é sábia o suficiente para saber que quaisquer pedras ou pedregulhos que deixar cair fora de seus livros farão com que os fãs multipliquem suas teorias, sobre as quais ela diz: “Mais poder para eles!”

7. A história do fantasma será explicada em um epílogo

Gabaldon não disse especificamente que o décimo livro terá um epílogo, como Um Sopro de Neve e Cinzas (que tinha dois), mas ela deixa claro que a explicação do fantasma será um pensamento final depois que a história principal terminar.

Ecoando um tuite dela em 2018, ela me diz: “Não posso dizer que [a cena final do fantasma] não faz parte da trama do livro, mas não é parte linear do que veio antes”. Ela esclarece ainda: “Não estou dizendo que isso não é importante, mas isso realmente não afeta o enredo à medida que avança”.

Quanto ao final principal? Gabaldon declarou: “O último livro terá um final feliz, embora eu espere confiantemente que deixe os leitores em lágrimas de qualquer maneira”. O fantasma será apenas a cereja em cima do bolo.

8. Sam Heughan sabe sobre o fantasma “por uma razão específica”

Além de Gabaldon, há duas pessoas que realmente sabem por que e como o fantasma de Jamie está no século 20: a estrela de Outlander Sam Heughan (ele interpreta Jamie, mas eu não precisava te dizer isso) e o criador original do programa da Starz, Ronald D. Moore. Ela mostrou a cena final do fantasma para eles “por um motivo específico”, ela me diz, “o que eu não vou lhe contar”. Droga.

Mas nem Heughan e Moore sabem o que vem antes daquele momento final do fantasma. Quanto ao final verdadeiro, Gabaldon afirma: “Só eu sei disso”.

Por: Caitlin Gallagher

Fonte: The Dipp

Encontrou algum erro?
Por favor, nos informe pelo e-mail outlanderlsbrasil@gmail.com

Conheça nossas redes sociais

Canais que produzimos conteúdo

7 Comments

  • Rogério Araujo Guirado

    Uma baita serie, descobri por acaso, ao ligar a tv do meus filhos na Netflix apareceu um curto vídeo da serie onde mostra a personagem de Claire perdida numa estrada e então perguntando ao homem que desce do carro quem tinha vencido a guerra de Culloden, nesse momento ja suspeitei que ela estava completamente perdida!! realmente é viciante,os atores são sensacionais atuações fantásticas, cenas pesadas também de violência como por ex Murtagh tira a cabeça a machadada de um traidor e mostra a Claire e mais uma personagem rsrsrsrs as cenas de sexo não são leves e pra mim um ponto negativo é o quanto de estupro existe na cena, estou terminando a 3 temporada mas ja sei que no final da quinta Claire é estuprada e também depois a filha, sei lá, autora parece que tem um certo fascínio por isso. Bom bora continuar a terceira temporada depois a quarta e quinta! rs só espero que pelo menos no final eles consigam pelo menos viver em paz rs

    • Ana Elizabeth Zafred Zanini

      Paz é algo quase inimaginável nesta série. Mas você verá alguns, mesmo que rápidos. O encanto da série é s superação de adversidades e o entusiasmo pela vida e seus recomeços. Os olhares apaixonados dos protagonistas também é algo de muito belo. Enfim, você vai gostar, até hoje não descobri ninguém que não gostou.

  • Josie

    Amo a série. Li todos os livros, assisti a série e estou morrendo de saudade dos personagens. Então, estou relendo tudo de novo e reassistindo a série outra vez enquanto não vem a 6ª temporada e o livro 9 não chega em minhas mãos. Pareço uma louca, não é?

  • Mari

    Não gostava de séries, mas de tanto ler os comentários sobre OUTLANDER, resolvi assistir..Me apaixonei de imediato!
    Estou ansiosa pelas próximas temporadas, e espero que tenham muitas ainda e louca para comprar a coleção de livros.
    Estou apaixonada ?
    James é maravilhoso, sensual, o homem que toda mulher sonha, e Claire é linda, inteligente, altiva e delicada…um casal perfeito.
    Amo tudo isto.

  • Angela Gribl

    Procurando algo para assistir dia desses, me deparei com essa linda história.
    Estou apaixonada por esses personagens.
    Não vejo a hora de liberar pela Netflix 5°temporada.
    Emocionante,apaixonante,triste e empolgante.
    Amo.

  • Christiane

    A série que mais amo, assisto várias vezes e não me canso, sou fã incondicional, por mim, teria quantas temporadas possíveis, sou apaixonada por absortamente tudo! ??????

  • penhamadazio2@gmail.com

    Amooo esta série. Não tenho o livro então me perco muito quando tive que ler alguns episódios . Estou feliz pelas meninas do grupo SIS Brasil ter nos dado de presente a aquinta temporada . Espero ansiosa por mais temporadas ?

Deixe uma resposta