Daily Line: Exercícios de cavalaria
POSSUI SPOILER DO LIVRO 9 | Leia outros em Trechos da Diana
#DailyLines #VáDizerÀsAbelhasQueParti #aindanãoestáterminado #eudireiquandoestiver #umapequenadistraçãodoseventosatuais
(Este é um trecho de VÁ DIZER ÀS ABELHAS QUE PARTI, Copyright 2021 Diana Gabaldon)
(…) havia se oferecido para levantar cedo, muito cedo, e fazer galões de sopa e mingau para alimentar a milícia. O cheiro suave e quente subiu as escadas e me fez despertar como se fosse uma mão macia no meu rosto. Eu me espreguicei e rolei preguiçosamente na cama quentinha, enquanto apreciava a figura de Jamie, suas pernas compridas como uma cegonha e totalmente nu, inclinado sobre o lavatório para usar o espelho enquanto se barbeava à luz de velas. O amanhecer ainda não era mais do que o desvanecimento das estrelas na escuridão do lado de fora da janela.
– Se arrumando para a turma? – perguntei. – Vocês vão fazer algo formal nesta manhã?
Ele passou a navalha sobre o lábio superior esticado para baixo e jogou a espuma na lateral da bacia.
– Sim, exercícios de cavalaria. Só os homens montados hoje. Com o Árvore Alta, teremos vinte e um – ele sorriu para mim no espelho, seus dentes tão brancos quanto a espuma de barbear. – O suficiente para um decente ataque ao gado.
– Cyrus sabe cavalgar? – fiquei surpresa com isso; os Crombies, Wilsons, MacReadys e Geohagens eram todos pescadores que vieram (sabe Deus o quanto foi difícil e tortuoso) de Thurso até nós. Na sua maioria, eles tinham um medo notório de cavalos, e quase nenhum deles sabia montar.
Jamie subiu a lâmina pelo pescoço, esticou a cabeça para avaliar o resultado e encolheu os ombros.
– Nós vamos descobrir.
Ele enxaguou a navalha, enxugou-a na toalha de linho gasta e depois usou a mesma toalha para enxugar o rosto.
– Se eu quero que eles levem isso a sério, Sassenach, é melhor que eles pensem que eu levo.
(fim da seção)
O céu estava clareando, mas ainda estava escuro no chão e apenas alguns dos homens estavam reunidos quando Cyrus Crombie desceu pelas árvores. Os homens o olharam surpresos, mas quando Jamie o cumprimentou, todos assentiram e murmuraram “Madainn mhath”, ou simplesmente grunhiram em reconhecimento.
– Aqui, rapaz – disse Jamie, empurrando um copo de madeira com mingau quente na mão do Árvore Alta. – Aqueça seu estômago e venha conhecer Matilda. Ela pertence a Frances, mas a moça diz que está disposta a lhe emprestar sua égua até que possamos encontrar um cavalo para você.
– Frances? Oh, eu agradeço a ela. – O Árvore Alta ruborizou um pouco e olhou timidamente para a casa e depois para o cavalo. Matilda era uma grande égua, robusta e de ancas largas, dona de maneiras gentis e complacentes.
O jovem Ian havia descido, vestindo pele de gamo e jaqueta, cabelo trançado e solto nas costas. Ele olhou ao redor do grupo de homens, acenando com a cabeça; em seguida, aproximou-se para o seu próprio mingau, levantando uma sobrancelha na direção de Cyrus.
– (Árvore Alta) vai se juntar a nós, um “bhailach” – disse Jamie, casualmente. – Você pode mostrar a ele o caminho e como selar e frear Matilda enquanto eu digo aos homens o que vamos fazer?
– Sim – disse Ian, engolindo o caldo quente de cevada e exalando uma nuvem de vapor branco. – E o que vamos fazer?
– Exercícios de cavalaria. – Isso fez Ian levantar as sobrancelhas e olhar por cima do ombro para o grupo de homens, que pareciam ser exatamente o que eram: fazendeiros. Todos eles tinham cavalos e podiam cavalgar da Colina até Salem sem cair, mas mais do que isso…
– Exercícios simples de cavalaria – esclareceu Jamie. – Indo bem devagar.
O jovem Ian olhou pensativo para Cyrus, com alguma ansiedade no olhar.
– Sim – disse ele – e se benzeu.
(E obrigada, Alison Hawkworth, pela adorável foto de abelhas em uma magnólia!)
(fim da seção)
N.T.: “madainn mhath”, do gaélico, significa “bom dia” e “bhailach”, rapaz
Fonte: Diana Gabaldon
Data de publicação: 08/02/2021
Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.