4ª Temporada,  Brianna Randall Fraser,  Caitriona Balfe,  Claire Fraser,  Duncan Lacroix,  Ian Murray,  Jamie Fraser,  John Bell,  Murtagh Fraser,  Outlander,  Resenha,  Richard Rankin,  Roger Wakefield,  Sam Heughan,  Série,  Sophie Skelton,  Stephen Bonnet

Outlander: 4×09 – The Birds and the Bees

resenhas

“Você é minha carne e meu sangue. E desde que você voltou para mim, eu estou achando que você é meu coração e alma também.” – Jamie Fraser

No episódio da semana passada, Outlander nos trouxe um momento terrível com o estupro de Brianna pelo odioso pirata Stephen Bonnet. Foi um momento difícil e angustiante de acompanhar, mas para mim foi mais devastador ainda ver no episódio desta semana, Brianna retornar ao seu quarto e tentar se limpar. O sangue escorrendo pelo rosto machucado, os hematomas pelo corpo, o sangue em sua anágua e isso era o que estava aparente; porque com certeza os machucados emocionais eram piores. Lizzie tenta consolar a sua patroa da melhor forma que pode, oferecendo qualquer ajuda, mas o que fica claro é que Brianna ainda não está pronta para receber qualquer conforto. O que ela realmente deseja é encontrar os seus pais.

Roger Lerdo Mackenzie – ainda não o perdoei por deixar Bree sozinha – acaba encontrando com Stephen Bonnet, que informa que o contrato de trabalho dele ainda não acabou e que ele deve fazer mais uma viagem. Sem ter muito o que fazer, ele pede para que o atendente da estalagem avise à Brianna que ele esteve a sua procura. Sinceramente não entendo qual o problema de comunicação de Roger, não seria tão mais simples avisar que ele foi a trabalho para a Filadélfia, mas que retornaria assim que desse para encontrá-la?

No outro dia Brianna descobre que Roger esteve ali e que embarcou em um navio, ela pensa que ele foi embora para o futuro por causa da discussão deles. Mais do que falta de comunicação, vejo que os dois personagens e o romance deles foram mal construídos infelizmente, afinal, é muita imaturidade você se dar em “casamento” e por uma discussão achar que o seu marido foi embora. Brianna tem um plano que é de ir a River Run e encontrar a sua tia Jocasta, porque talvez ela possa ajudar a chegar à Fraser Ridge.  Lizzie enquanto comprava passagens para River Run, fez algumas perguntas na cidade e voltou com ótimas informações sobre os pais de Brianna. Eles ainda estão na cidade depois de uma noite animada no teatro, onde a esposa de um escocês chamado Fraser, fez uma cirurgia de improviso em um homem bem na frente do governador. E é claro que Bree na hora sabe que só podia se tratar da sua mãe.

Brianna corre para o local onde Jamie Fraser foi visto pela última vez, e, então finalmente o grande encontro acontece. Sinceramente, este foi um daqueles grandes momentos de  Outlander e o qual eu estava esperando tanto. E a série não decepcionou. Eu fui às lágrimas. Foi lindo ver a maneira como o rosto de Jamie  se transformou ao tomar consciência do que estava acontecendo. No primeiro momento o seu rosto demonstrava um homem cheio de dúvidas com as intenções daquela moça, e depois foi possível reconhecer a emoção que trouxe lágrimas aos seus olhos, ao reconhecer e não conseguir acreditar que a sua filha estava em carne e osso diante dos seus olhos. E quando ele acaricia o rosto de Brianna e confessa que embora soubesse que ela já fosse crescida, ele sempre pensou nela como se ainda fosse uma bebê. E Brianna aceita a doçura daquele enorme escocês e cai em seus braços. Jamie a abraça e promete que tudo ficará bem. Ai meu Deus, tem como ser mais lindo e emocionante?

Com certeza tem, porque Jamie de repente percebe que Brianna ainda não se encontrou com Claire, e eles vão surpreendê-la e é claro que eles conseguem ter sucesso. O rosto chocado de Claire diz tudo nesta cena. Ela está chocada, sem entender nem como ou porquê, mas feliz por novamente encontrar a sua filha e que abraço feroz e emocionante foi esse de mãe e filha.

Bree avisa o motivo da sua viagem e entrega o obituário sobre a morte deles. Jamie Claire passaram a maior parte das suas vidas correndo contra o tempo e tentando mudar a história. Mesmo agora eles sabiam que o futuro reservava uma revolução, e agora a morte deles em um incêndio, mas decidiram se preocupar com isso quando a data se aproximasse. 

A família reunida e feliz partiu para Frasers Ridge, Bree conhece o seu primo o Jovem Ian que durante a viagem de barco conta sobre o encontro com Stephen Bonnet, como Jamie o ajudou e depois ele os roubou, assassinou um dos amigos deles na frente de Claire, levou a aliança de casamento dela  e Jamie jamais se perdoou por isso. E Brianna descobre que o homem que a estuprou foi o mesmo que atacou os seus pais.

Eles chegam à Fraser Ridge e encontram uma surpresa, Murtagh que foi se esconder depois de quase ser preso como líder dos Reguladores e assaltante. E a família está completa. Uma das melhores coisas desta temporada é ver como Jamie Claire estão em sintonia e em um nível de amadurecimento na relação deles. Diferente das outras temporadas, em que eles viviam correndo e sem tempo para as rotinas do dia a dia, nesta eles podem desfrutar dos pequenos prazeres da vida doméstica. Talvez não seja tão excitante quanto fugir de soldados ingleses, confabular tramas políticas na corte francesa ou enfrentar vilões, mas é prazeroso vê-los trabalhando e construindo Frasers Ridge. E mais ainda ver Brianna se adaptando a aquela vida doméstica junto de seus pais.

É claro que Brianna carrega muita dor e está traumatizada depois de tudo o que aconteceu com ela. Jamie e Claire percebem que algo não vai bem e concluem que seja porque Roger foi embora a deixando com o coração partido.

Jamie está feliz e orgulhoso com a filha junto deles, mas percebe que há uma distância enorme entre eles. Claire os observa e percebe que os dois parecem pisar em ovos com medo de um magoar o outro. Então, ela dá a ideia de Jamie levar Bree para caçar e aproveitar o dia para que eles possam se conhecer melhor. Claire é o elo de ligação entre pai e filha. Jamie acorda Bree ao amanhecer e a convida para caçar com ele. E eles vão em busca de abelhas para a abelha rainha ClaireEnquanto Bree e Jamie  caminham pela floresta, Jamie tem o seu momento com a sua filha, assim como ele teve com Willie, e passou  o seu conhecimento de caça. Jamie fala com Bree e tira algumas coisas do seu coração. Ele confessa que ele é muito agradecido a Frank por criá-la como sua filha quando ele não podia. Jamie também deixa claro de que gostaria que Bree ficasse e que esperava que se ela escolher ficar, que ela seja feliz em Frasers Ridge com ele e Claire.

Eles também decidem como Bree deve chamá-lo daqui para frente com Jamie dizendo que ela pode chamá-lo de “Da”. Bree pergunta se é gaélico e Jamie diz que só é simples. Ah, como foi doce esta cena entre pai e filha, e como essa caçada aproximou mais os dois, tanto que Claire logo percebe quando eles voltam e desfrutam de um favo de mel juntos. Gostei de toda a cena, só que confesso que desde que li, eu sempre imaginei Bree chamando Jamie de “Pa” como na tradução dos livros, mas que seja. Quero eles juntos e felizes.

E Claire tem o seu o instinto da mãe sinalizado dizendo a ela que algo ainda não está certo com a sua filha e enquanto as duas colhem ervas, Claire conversa com Bree que pergunta se ela ainda tem o poder de ler a sua mente. Claire olha para sua filha e pergunta de quantos meses ela está. Então Bree confessa que está grávida de dois meses.

Mas ela também confessa que o bebê pode não ser de Roger. E Bree finalmente confessa a sua mãe que ela foi estuprada. Claire fica horrorizada e faz o possível para acalmar e dar conforto para a sua filha. Elas se abraçam e choram. Meu Deus que cena foi essa? A dor e horror em descobrir que alguém machucou muito a sua filha; e que você não foi capaz de fazer nada para proteger o seu bebê, porque filho não importa a idade que tenha sempre será o seu bebê. Que angústia e emoção!

Claire conta a Jamie o que aconteceu com Brianna. Depois ela encontra a sua aliança de prata que foi roubada por Bonnet e confronta Brianna perguntando se ele foi o estuprador. Brianna confirma, mas pede que Claire prometa que não falará nada para Jamie para que ele não se sinta culpado pelo o que aconteceu.

Mas como a confusão e o mal entendido são companheiros de Roger, Lizzie vê quando ele chega à Frasers Ridge e conta para Ian e Jamie que Brianna era virgem que foi violentada, pois ela voltou machucada, sangrando e com o cheiro da semente de um homem. E que o homem que a levou pelo braço da estalagem estava de volta lá em Frasers Ridge, provavelmente para levar Brianna.

Jamie manda Lizzie para casa e pede para que não fale nada para Claire e Brianna. Ele encontra Roger e sem o pobre conseguir dizer uma única palavra, Jamie acaba com a raça dele. E poderia o ter matado se não fosse por pessoas que chegaram, ele pede para que Ian se livre dele, mas não o mate porque não quer que o rapaz carregue nas costas um assassinato. E assim o episódio termina deixando claro que muita confusão virá, que por causa da promessa de Claire para Bree, ela terá problemas com Jamie.

Foi o melhor episódio desta temporada. Cheio de emoção, tocante e lindo. Com frases dos livros e interpretações maravilhosas. Sophie Skelton está muito bem com sua Brianna e confesso que gosto mais da Brianna da série do que da dos livros. Sam Heughan que atuação fabulosa, simplesmente contou uma história completa com a sua expressão e o que falar de Caitriona Balfe? Simplesmente magnífica, ela se despe de vaidades e se entrega totalmente à personagem. O choque, o desgosto e o horror no rosto dela eram claros. Como somos sortudos por ter atores tão talentosos dando vida aos nossos heróis. Sobre o encontro entre Jamie e Bree, assistindo a cada minuto da interação entre pai e filha que eram desconhecidos que foram se aceitando e  se reconhecendo, esse encontro foi de pura emoção, amor e aceitação; me deixando emocionada demais.  Como também quando Brianna se abre com a sua mãe porque sabe que é lá naquele abraço onde ela pode encontrar o conforto e falar tudo o que a machuca. Um episódio lindo e emocionante demais. Ansiosa pelas confusões que virão, mas ao mesmo tempo com o coração na mão porque faltam pouco episódios para o final da temporada.

4 - Os Tambore do Outono VU

OUT¹: Lizzie toda apaixonadinha pelo Jovem Ian e o bichinho sem noção alguma pensando que ela acha Rollo lindo.

OUT²: Jamie olhando para Bree enquanto ela dorme e reconhecendo ele no rosto dela. Ele a chamando de “a leannan” e “m’ annsachd”. Ai meu coração como eu esperei por isso.

OUT³: O encontro foi emocionante e lindo, mas quando Jamie passa a mão no rosto de Bree, não teve como eu não pensar que ele não lavou as mãos depois do pipi básico. Com certeza o século 18 e a sua falta de higiene não é para mim.

OUT4: Brianna  e qualquer outra pessoa que tenha sofrido uma violência covarde. NÃO É SUA CULPA E NUNCA SERÁ. Sempre será dele. Você é a vítima.

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 

Educadora que ama livros, séries e filmes. Sonho encontrar um portal e viajar no tempo por vários lugares e épocas. Sou uma apaixonada por Outlander, Claire e Jamie Fraser.

One Comment

Deixe uma resposta