Daily Line: Aulas de Gaélico
POSSUI SPOILER DO LIVRO 9 | Leia outros em Trechos da Diana
#LinhasDiárias #LivroNove #VáDigaÀsAbelhasQueParti #AulasdeGaélico
Jamie acordou na manhã seguinte em uma cama vazia, suspirou, espreguiçou-se e rolou para fora. Ele tinha sonhado agradavelmente sobre os navios de Aquiles e gostaria de contar a Claire sobre isso. Ele sacudiu os restos do sono e foi se lavar, fazendo uma anotação mental de algumas das coisas que sonhou, para não esquecê-las. Com sorte, ela estaria em casa antes do jantar.
“Senhor Fraser?” Uma batida delicada na porta, a voz de Frances. “Sua filha diz que o café da manhã está pronto.”
“Aye?” Ele não estava sentindo o cheiro de nada apetitoso, mas “pronto” era um termo relativo. “Eu estou indo, moça. Taing.
“Tang?”, ela disse, parecendo assustada. Ele sorriu, puxou uma camisa limpa sobre a cabeça e abriu a porta. Ela estava parada ali como uma margarida do campo, delicada, mas ereta em seu caule, e ele se curvou perante ela.
“Taing“, ele disse, pronunciando tão cuidadosamente quanto podia. “Significa ‘obrigado’ em gaélico.”
“Tem certeza?”, Ela disse, franzindo a testa ligeiramente.
“Tenho”, assegurou ele. “Moran taing significa ‘muito obrigado’, se você quiser algo mais forte.”
Um leve rubor cresceu em suas bochechas.
“Sinto muito, eu realmente não quis indagar se o senhor está certo. É claro que está. É que o Germain me disse que ‘obrigado’ é tabag leet. Está errado? Ele poderia estar caçoando de mim, mas eu achei que não.”
“Tapadh leat“, disse ele, reprimindo o desejo de rir. “Não, está certo.É que … Moran taing é … casual, pode se dizer. O outro é quando você quer ser formal. Se alguém salvou sua vida ou pagou suas dívidas, digamos, você diria ‘Tapadh leat’, e, se alguém lhe passasse o pão à mesa, você diria “Taing“, aye?
“Aye“, ela disse automaticamente, e corou ainda mais quando ele sorriu.
Fonte: Diana Gabaldon
Data de publicação: 17/05/2018
Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.